Manual de Terapia Cognitivo-Comportamental para Pacientes e Terapeutas
Preocupar-se excessivamente com limpeza, lavar as mãos a todo momento e revisar diversas vezes portas e janelas antes de deitar são alguns exemplos de ações popularmente conhecidas como “manias” mas que, na verdade, são sintomas de um transtorno que interfere de forma acentuada na vida de seus portadores: o transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC. Este livro é uma ferramenta prática e acessível para auxiliar a vencer o transtorno.
Sumário
Capítulo 1. O que é o TOC
Capítulo 2. As causas do TOC: fatores cerebrais
Capítulo 3. As causas do TOC: fatores
Capítulo 4. O tratamento do TOC
Capítulo 5. Iniciando a terapia cognitivo-comportamental
Capítulo 6. Medos de contaminação e lavagens excessivas
Capítulo 7. Dúvidas e verificações
Capítulo 8. Alinhamento, simetria, sequência, ordenamento e repetições
Capítulo 9. Pensamentos repugnantes de conteúdo agressivo, blasfemos, escrupulosos e supersticiosos, e dúvidas sobre orientação sexual
Capítulo 10. Conversando com a família do portador de TOC
Capítulo 11. Manutenção dos ganhos e prevenção de recaídas
Anexos
Autores
Aristides Volpato Cordioli Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor aposentado do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFRGS.
Analise de Souza Vivan Psicóloga. Especialista em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS.
Daniela Tusi Braga Psicóloga. Mestre e Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS. Coordenadora, professora e supervisora do Curso de Formação em Terapia Cognitivo-comportamental do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG). Professora e supervisora do Curso de Especialização em Terapias Cognitivo-comportamentais (InTCC).
Avaliações
Não existem opiniões ainda.