Os suplementos alimentares e os nutracêuticos estão na ordem do dia por boas e más razões. Por um lado, a compensação de dietas pobres ou a minimização de deficiências metabólicas dos utentes podem ser efectuadas por ingestão contínua de nutracêuticos. Por outro lado, o desconhecimento das características dos produtos consumidos e os estímulos ao seu consumo fazem com que o uso dos nutracêuticos não seja frequentemente o mais adequado.
Esta obra nasce da necessidade de se enquadrar o tema numa perspectiva técnica e científica adequada para promover uma discussão fundamentada nas várias perspectivas possíveis. O tratamento do tema precisa de ser pluridisciplinar pelo que a obra está dividida em capítulos que referem o tema em perspectivas distintas (por exemplo, aspectos farmacológicos, bioquímicos, tecnológicos, analíticos e ainda sobre a comercialização, legislação e utilização dos nutracêuticos).
Escrita de uma forma abrangente e permitindo leituras diferentes do tema, a obra revela-se de extrema utilidade para profissionais e estudantes que no seu dia-a-dia lidam directamente com medicamentos, alimentos e produtos de saúde em geral.
· Substâncias de origem natural como fonte de suplementos alimentares
· Nutracêuticos na fronteira com os alimentos funcionais
· Mecanismos bioquímicos
· Conceitos farmacológicos associados ao uso de nutracêuticos
· Tecnologias associadas à produção de nutracêuticos
· Métodos de análise
· Toxicologia e efeitos toxicológicos
· Legislação e regulamentação no sector de suplementos alimentares, alimentos funcionais e medicamentos
· Utilização de nutracêuticos e suplementos alimentares: aconselhamento ao doente
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
João F. Pinto
Professor Associado da Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, em Tecnologia Farmacêutica. É Mestre e Doutor pela Universidade de Londres e Licenciado em Ciências Farmacêuticas (Indústria) pela Universidade de Lisboa. Os seus interesses principais estão relacionados com as tecnologias associadas ao processamento de sólidos para administração oral (comprimidos, cápsulas, extrudidos), pulmonar (aerossoles) e dérmica (extrudidos) de substâncias activas, particularmente em Pediatria.
Avaliações
Não existem opiniões ainda.