Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE é um guia de aprendizagem de competências clínicas práticas, ajustado ao nível de conhecimento que todo o médico recém-formado deve dominar competentemente. Para além disso, é um guia de preparação do formando para o contexto avaliativo em formato Objective Structured Clinical Examination (OSCE), sendo o primeiro livro do género em língua portuguesa.
Foi desenvolvido numa linguagem intuitiva e prática, para facilitar a aprendizagem, desde o aluno do primeiro ano ao médico já formado. Ao longo de cada capítulo as competências estão, por regra, sequenciadas (passo a passo) desde o primeiro contacto com o paciente/pessoa até à despedida, sendo complementadas com imagens, esquemas, diagramas ou mnemónicas que se consideraram intuitivos para uma melhor aprendizagem, Os capítulos foram revistos por reconhecidos peritos nacionais, permitindo a certificação da qualidade técnica e científica do trabalho.
Na opinião da coordenação, este livro pretende também colocar a aprendizagem por parte do formando no centro do processo de formação, onde os OSCE devem ser encarados “apenas” como uma forma de avaliação, importante e válida (se bem implementada), mas não como o objetivo final. Se o formando for bem preparado para o contexto real, estará apto para qualquer cenário avaliativo que tenha sido devidamente desenvolvido, incluindo o OSCE.
Acreditamos que esta obra contribuirá para a melhoria das competências clínicas práticas de todos os leitores.
Este livro tem o apoio científico da Ordem do Médicos.
“Obra de inequívoca qualidade e oportunidade. Um importantíssimo contributo para o ensino e avaliação consistentes, reprodutíveis e estruturados da Medicina em Portugal.”
José Manuel Silva, In Prefácio I
“Além dos aspetos práticos, o que mais me seduziu, enquanto professor de Medicina e tutor de internos de Anatomia Patológica, no trabalho dos mais de cem profissionais que acompanharam o Doutor Luís Castelo-Branco nesta verdadeira aventura, foi a capacidade de distinguir o essencial do acessório (e ter a coragem de incluir a comunicação no lado do essencial) e o desassombro com que se aborda, ao longo de todo o livro, a questão do ensino de competências clínicas.”
Manuel Sobrinho Simões, In Posfácio
Conteúdos:
· Segurança do paciente
· Competências Comunicacionais em Clínica
· Cardiologia
· Pneumologia
· Gastrenterologia
· Urologia
· Ginecologia e Obstetrícia
· Endocrinologia
· Saúde Mental
· Neurologia
· Musculosquelético
· Oftalmologia
· Otorrinolaringologia
· Dermatologia
· Pediatria
· Geriatria
· Pericirurgia
· Cirurgia
· Competências Gerais
· Emergência Médica
· Radiologia
Luís Castelo-Branco (Coordenação)
Médico pela Universidade do Algarve, com Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. É Interno de Oncologia Médica, Centro Hospitalar do Algarve, EPE (início em 2015). Vasta experiência associativa e de coordenação – Fundador (2009), Presidente da Direção (2009-2010) e Presidente da Mesa do Plenário (2011-2013) do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Algarve; Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (2008-2011). Tem-se dedicado a investigação em Saúde Pública, Política de Saúde e Política do Medicamento. Como exemplo, é coautor do estudo The impact of financial crisis on health systems and Health in Europe da Organização Mundial de Saúde e Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde, tendo sido selecionado pelas mesmas entidades para um restrito grupo de trabalho e discussão de 50 participantes internacionais sobre Re-thinking pharmaceutical policy. Optimising decisions in an era of uncertainty (julho 2014). Diversas participações como orador convidado em Congressos nacionais e internacionais sobre estes temas. Tem também um interesse particular por Educação Médica sendo o mentor e coordenador principal deste projeto. Doutorando pela Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública.
Avaliações
Não existem opiniões ainda.