Com novas evidências que respaldam as técnicas de exame, a anamnese, a promoção da saúde e a prevenção de doença, este livro inclui outros componentes e aspectos cruciais do encontro clínico.
Por que ter a nova edição de Bates – Propedêutica Médica?
- Seis novos capítulos, incluídos com o intuito de delinear melhor todos os aspectos do treinamento e do ensino de habilidades clínicas.
- Capítulo de abertura com foco na consulta clínica do paciente, incluindo elementos fundamentais, como uso de pronomes de gênero e nomes preferenciais, abordagem a populações especiais, como pessoas com diferentes níveis de capacidade, e discussões sobre ética médica relativa à saúde na comunidade LGBTQ+ e ao racismo em cuidados de saúde.
- Expansão do conteúdo sobre estruturas de comunicação avançada e habilidades interpessoais, incluindo a comunicação de notícias difíceis com o uso dos métodos SPIKES e perguntar-contar-perguntar, entrevistas motivacionais e métodos teach-back para a comunicação com o paciente e SBAR para a comunicação interprofissional.
- Abordagem gradual para o processo de raciocínio clínico, incluindo a ênfase na utilização de roteiros de doença e qualificadores semânticos, bem como o desenvolvimento de declarações resumidas, com exemplos ilustrativos.
- Todos os capítulos voltados a uma região do corpo seguem um modelo uniforme, o que facilita a localização das informações essenciais.
- Destaques em itálico ao longo do texto dos principais termos que costumam ser discutidos em visitas de enfermarias e rodízios pelas áreas clínicas.
- Listas de verificação resumidas das principais etapas do exame físico estão incluídas nos capítulos sobre exames de região do corpo para fins de revisão.
- Todos os boxes de texto foram numerados, visando facilitar a localização e a referência.
Avaliações
Não existem opiniões ainda.