A relevância da actividade hospitalar enquanto fornecedor de cuidados de saúde e os elevados montantes de dinheiro (público) gastos na sua manutenção impõem e justificam a utilização de uma ferramenta de medição do desempenho credível e que permita alcançar os objectivos pretendidos, optimizando os recursos envolvidos na sua obtenção.
Muito se tem escrito e falado sobre a medição do desempenho, bem como sobre a criação e utilização de indicadores de gestão, sendo que, quase sempre, a solução proposta passa pela aquisição de mais tecnologias de informação (a qual já atingiu um estatuto de incontornável). Não raramente, o gestor (investidor!!) vê-se confrontado com resultados que ficam aquém do esperado e diferentes dos que lhe foram «vendidos» (e prometidos) pelos consultores.
Com esta obra, os autores desmistificam a solução «mais tecnologias de informação» como recurso miraculoso e introduzem a utilização do Balanced Scorecard como opção válida para a medição do desempenho da gestão em geral e da gestão hospitalar em particular.
O Balanced Scorecard pela ligação entre missão, visão e estratégia da organização é uma ferramenta de medição do desempenho que evita erros comuns, garante a interligação entre quatro vectores essenciais de cada organização, contribuindo por isso decisivamente para o sucesso da implementação das estratégias organizacionais. Neste contexto, a tecnologia surge como facilitadora da comunicação da estratégia e monitorização do desempenho e não como um fim em si.
Numa linguagem acessível e recorrendo a uma exposição pedagógica e prática, esta obra visa clarificar conceitos, corrigir práticas, provocar as mentes e formar consciências.
LUÍS MATOS, ISABEL RAMOS
Avaliações
Não existem opiniões ainda.