O ensino experimental da Ciência deve ser uma componente importante nos planos curriculares de qualquer escola, universitária ou não. No caso da Química e Bioquímica, as aulas de laboratório, ou aulas práticas, são essenciais para a formação dos estudantes e deve ser-lhes dedicada a maior atenção.
Este livro inclui algumas regras gerais de “comportamento” num laboratório e aborda um conjunto de tópicos que raramente são tratados nas aulas com um nível adequado: elaboração de relatórios, pesquisa bibliográca, aquisição automática de dados, análise e tratamento de dados experimentais, apresentação de dados em grácos e métodos de medida de algumas propriedades.
Nesta 3.ª edição, todos os capítulos e o apêndice foram revistos. Reescreveram-se partes do texto, alteraram-se conteúdos e tentou-se aumentar a clareza da exposição e de alguns exemplos apresentados. Introduziu-se um novo capítulo sobre a medida de pH. O capítulo sobre segurança foi reformulado.
Acredita-se que as informações aqui contidas serão úteis não apenas para os estudantes e docentes do ensino superior, e docentes do ensino secundário, mas também para todos os que trabalham em laboratórios de Química e Bioquímica.
Algumas das fontes de informação recomendadas ao longo dos vários capítulos são portais da Internet. Para facilitar a sua consulta foi mantido um portal (http://quimica.fc.ul.pt/guia) inteiramente dedicado ao Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, que contém não apenas os links dos portais mencionados, mas também outra informação considerada útil para o leitor e que não consta na versão impressa do livro.
No laboratório
·A difusão do conhecimento
·Informação científica: onde e como está disponível
·Aquisição automática de dados
·Análise e tratamento de dados experimentais
·Apresentação de dados em gráfico
·Medida de propriedades: massa e densidade
·Medida de propriedades: Temperatura
·Medida de propriedades: Pressão
·Medida de propriedades: pH
·Segurança
José A. Martinho Simões
Professor Catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Diretor do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.
Coautores
Miguel A. R. Botas Castanho
Isabel M. S. Lampreia
Fernando J. V. Santos
Carlos A. Nieto de Castro
M. Teresa Pamplona
Manuel E. Minas da Piedade
Avaliações
Não existem opiniões ainda.